Desde a sua primeira edição, realizada em 2010, o Controversas aborda temas importantes e atuais no jornalismo. A ideia, desde o início, foi aproximar os estudantes de Jornalismo e Comunicação Social do mercado de trabalho e promover reflexões essenciais para a profissão, para o momento atual e o futuro.
O Controversas tem uma outra função relevante para os cursos do Departamento de Comunicação Social, que é proporcionar o engajamento dos alunos em atividades práticas relacionadas a diferentes disciplinas. Os estudantes realizam a produção e cuidam da divulgação nas redes sociais, além de fazerem a cobertura, a divulgação externa e a mediação das mesas.
A próxima edição, nos dias 16 e 18 de agosto, vai debater “Jornalismo e Pandemia: como foi e como será”. Confira os outros temas que já estiveram na ordem do dia:
1ª edição - 2010: “A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição”
A edição de estreia do Controversas ocorreu em 9 e 11 de novembro de 2010, no auditório Macunaíma, na Faculdade de Letras. O evento contou com a participação de convidados como Chico Otávio, repórter especial do jornal O Globo; José Luiz Alcântara, chefe de redação da sucursal do Estadão; Paulo Cesar Vasconcelos, repórter da Rede Globo; e Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas (via teleconferência).
2ª edição - 2011: “Controversas Travessias Fotográficas”
A segunda edição do evento aconteceu em 16 de junho de 2011 e recebeu os ex-alunos e fotógrafos Marcelo Carnaval, do jornal O Globo, e Renata Xavier, independente. Com o olhar voltado à fotografia, o Controversas promoveu a exibição dos trabalhos fotográficos de oito alunos.
A edição sobre cidade e ciência aconteceu também em 2011 e a sala 11 do Instituto de Economia da Universidade recebeu mais de 80 pessoas. Entre os convidados, Fábio Gusmão, editor do Extra; Solange Duarte, redatora da secretaria de redação do Globo; Alicia Ivanissevich, ex-editora da Ciência Hoje; e Carol Barcellos, repórter da Rede Globo.
4ª edição - 2012: “Caminhos no Jornalismo Cultural”
A quarta edição, realizada em 18 de junho de 2012, aconteceu no IACS, trazendo a discussão sobre jornalismo cultural para a realidade dos estudantes. Em meio à greve de professores nas universidades federais, que paralisou a UFF, o evento lotou a sala 100 do instituto. Entre os convidados, os ex-alunos Cláudia Lamego, da Fundação Roberto Marinho; Vivi Fernandes de Lima, da Revista de História da Biblioteca Nacional; Flávia Midori, produtora editorial, editora e revisora; e Ulisses Mattos, roteirista e humorista.
5ª edição - 2013: “Controversas Grande Reportagem”
O evento que abriu o movimentado ano de 2013 recebeu entre os convidados Geneton Moraes Neto, repórter da Globo News; Allan Gripp, diretor de redação do Globo; Elvira Lobato, repórter da Folha de S. Paulo por 25 anos; Francisco Regueira, repórter especial da Rede Globo; e Isabel Clemente, editora e jornalista. A edição contou com o I Prêmio Controversas. Neste mesmo ano, o evento tornou-se um projeto de extensão da Universidade.
6ª edição - 2013: “Controversas Audiovisuais”
O “Controversas Audiovisuais” aconteceu em 16 de julho de 2013 e recebeu os ex-alunos Che Oliveira, repórter especial da Band Rio; Claufe Rodrigues, editor e repórter da Globonews; Flávia Lobo Antunes, repórter da MultiRio; e Roberto Petti, gerente da GNT. Na mesa de abertura, alunos da UFF apresentaram produções audiovisuais do curso de Jornalismo. Cerca de 80 pessoas, na maioria estudantes, foram conhecer as produções audiovisuais do curso, em apresentações conduzidas por alunos que participaram de sua elaboração. O evento aconteceu na Sala Paulo Freire, na Faculdade de Educação.
7ª edição - 2013: “Controversas Mídias Alternativas”
O “Controversas Mídias Alternativas” aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, na sala Interartes do IACS. Foram dois dias com debates sobre as possibilidades de atuar profissionalmente – e não só de forma militante – em veículos alternativos, a relação e reação da grande mídia à proliferação de vozes, os caminhos para a democratização da comunicação e da informação, e as possibilidades e modelos de financiamento para além dos tradicionais anunciantes.
O evento recebeu convidados como Nelson Vasconcellos, do Globo, Raquel Júnia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Marina Amaral, diretora executiva e editora da Agência Pública; Carlos Juliano Barros, jornalista e documentarista na ONG Repórter Brasil, e a dupla do Catarse, Rodrigo Maia e Felipe Caruso, entre outros. A mesa “Prata da Casa” contou com a participação dos ex-alunos Clarissa Gonzalez, Iane Filgueiras, Gabriel Fricke, Rennê Nunes e Luã Marinatto. O II Prêmio Controversas foi realizado com seis diferentes categorias: Reportagem para veículo impresso; Reportagem para veículo on-line; Fotojornalismo; Reportagem para telejornal; Reportagem para rádio; Produção Gráfica em Jornalismo.
8ª edição - 2014: "Controversas Ditadura"
A oitava edição do evento foi realizada nos dias 19 e 20 de maio de 2014 na sala InterArtes. Alguns dos convidados foram Ivo Herzog, fundador do Instituto Vladimir Herzog; Afonsinho, ex-jogador e colunista da Carta Capital; Teixeira Heizer, que participou da cobertura do tricampeonato brasileiro de futebol, e Milton Coelho da Graça, jornalista e ex-integrante de diversos jornais, entre outros.
9ª edição - 2014: “Controversas Digital”
O “Controversas Digital” aconteceu em 21 de outubro de 2014. O mercado de mídias digitais foi destrinchado por convidados como Sérgio Maggi, editor de Mídias Sociais de O Globo; Aydano André Motta, repórter do Globo a Mais; João Victor Rodrigues, especialista em métricas da FSB Digital; Gabriel Fricke, do GloboEsporte.com, e Marcos de Vasconcellos, chefe de redação do Consultor Jurídico.
10ª edição - 2016: "Controversas Reinvenção”
A edição, que teve como tema "Os jornalistas e as mudanças no mercado de trabalho", aconteceu nos dias 2 e 3 de março de 2016 na sala InterArtes do IACS. Para discutir o assunto, foram convidados jornalistas com passagem pela grande imprensa que buscaram caminhos originais de atuação, como Cláudia Antunes (Médicos Sem Fronteiras), Juliana Dal Piva (Agência Lupa), Cláudia Belém (Agência Febre), Mônica Ramos (Roda Viva) e Marizilda Cruppe (fotojornalista independente).
11ª edição - 2016: “Controversas - Jogos Olímpicos e crise política”
Na sua décima edição, o Controversas debateu os desafios de se fazer jornalismo em meio à crise, e qual seria o papel do jornalista diante deste cenário. Além disso, também esteve em pauta no evento a atuação feminina no jornalismo esportivo e histórias de empreendedorismo na web. O encontro aconteceu no dia 5 de julho de 2016, na sala InterArtes do IACS. Entre os convidados estavam o comentarista esportivo Lúcio de Castro, a repórter do Globo Mariana Filgueiras e o representante do Comitê Paralímpico Brasileiro Rafael Maranhão.
12ª edição - 2016: “Controversas Impeachment”
A décima segunda edição do Controversas, “A cobertura do impeachment - a imprensa cumpriu o seu papel?”, aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2016. Na primeira mesa, os jornalistas Cid Benjamin e Caio Barbosa debateram “A cobertura do impeachment”. A segunda mesa, “Assessoria de imprensa, política e serviço público: questões éticas”, convidou Edmar Jupy Jr para debater o papel da assessoria de imprensa de um órgão público. Também participaram os cartunistas Renato Aroeira e André Dahmer, entre outros.
13ª edição - 2017: “Controversas Futuro”
O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro de 2017 e teve como tema o futuro do jornalismo. Os convidados discutiram cinco temas principais: desafios da profissão, tendências do fotojornalismo, a relação da profissão com as causas sociais, jornalismo esportivo e desafios do jornalismo na web. Entre os convidados, Gilberto Scofield (ex-correspondente internacional), Consuelo Dieguez (Piauí) e Rubem Berta (The Intercept Brasil), Marcia Foletto (O Globo) e Flávia Oliveira (O Globo). Mas a mesa mais concorrida foi a que trouxe um bate-papo, mediado por alunos, com o apresentador Alex Escobar, da tevê Globo. O Prêmio Controversas teve, na ocasião, sua 5ª edição.
14ª edição - 2018: “Controversas Eleições”
A décima quarta edição aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2018. Foram debatidos a cobertura das eleições, o mercado de trabalho nas campanhas eleitorais, o uso de tecnologias a serviço da caça aos votos e o cenário político pós-eleitoral. Estiveram entre os convidados Bernardo Mello Franco (colunista/O Globo), Rodolfo Schneider (apresentador/Band), Andrea Dip (repórter/Pública), Ana Rita Cunha (Aos Fatos) e Cristina Tardáguila (diretora/Lupa). Também foi realizada mais uma edição do Prêmio Controversas.
----
Controversas 2021
Jornalismo e pandemia: como foi e como será
Data: 16 e 18 de agosto de 2021
Horário: a partir das 16h.
Clique aqui para mais informações.
Comments