top of page

“Inovador, amplo e esperançoso”: participantes enaltecem o tema da 17ª edição do Controversas



Sob o tema “Jornalismo por Novos Olhares”, o Controversas chegou à sua 17ª edição. O evento, que visa aproximar futuros jornalistas do mercado de trabalho e promover debates diversos e educativos com profissionais referências da comunicação, aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, no campus do Gragoatá, na UFF, e conquistou o público mais uma vez. As temáticas em destaque abordaram “A alternativa do jornalismo independente”, “Tendências do jornalismo digital” e “Jornalismo em novos formatos”, a partir da contribuição de nomes como o de Branca Vianna, (Rádio Novelo), René Silva (Voz das Comunidades), Nathália Braga (ex-The Intercept), entre outros. 


Premiada com o Prêmio Controversas na categoria “Reportagem Audiovisual”, a estudante Letícia Souza elogiou a escolha do tema e se sentiu incentivada e valorizada com o prêmio:  “Gostei do tema, achei diferente. Esse ano eu acho que trouxe gente mais esperançosa.  Combinou também com o clima, né? Essa coisa de novos caminhos, então foi super no tom.”


Para o aluno de jornalismo Roberto Malfacini, admirador do evento desde que era calouro, as palestras foram muito boas e o tema bem amplo. “Dá pra debater muita coisa e, ao mesmo tempo, você percebe que essas coisas estão bem conectadas. Desde quando eu entrei, as edições das quais que participei do Controversas trouxeram essas discussões super importantes que ajudaram a agregar muito para os estudantes, principalmente a galera que está entrando agora para já falarem ‘caraca, essa aqui é a vida de um jornalista’”, opinou. 


Já a Camila Saggioro, do mesmo curso, parabeniza a produção e diz estar ansiosa para os próximos. “Foram palestras muito boas que guiam muito o nosso caminho,, né? A gente viu o jornalismo independente, a gente viu o jornalismo antirracista, eu acho que são temas muito importantes para a gente como pessoas e para a gente como futuros jornalistas. Então eu acho que o Controversas nessa edição foi espetacular. Como todos os anos, muito bom, mas eu acho que esse se superou porque trouxe convidados incríveis”, disse a estudante.


O Controversas é fruto de uma disciplina oferecida todo segundo semestre para o curso de Jornalismo e são os alunos que organizam e produzem a maior parte do evento. João Pedro Sabadini participou da produção pela primeira vez e gostou da experiência. “É muito legal você poder participar e subir um evento assim, do zero. A gente está nessa disciplina com a professora (Larissa Morais) tem alguns meses, então sair do papel e ver tudo se concretizar é muito gratificante”, disse. João Pedro também é um espectador que acompanha há dois anos o Controversas e a temática deste ano foi sua preferida. “Acho um tema muito importante, porque a gente está muito envolvido na parte acadêmica, mas a gente também tem que ficar atento na parte do mercado, e esse tema possibilita a união dos dois”, finalizou. 


A diversidade é a essência do Controversas e permeia todas as discussões, de modo que os futuros profissionais possam refletir alinhados à perspectiva de transformação social e tenham sempre um olhar mais inclusivo e humano. A estudante do 5º período Laís Reis reconheceu esse ideal e achou significativo o tema ao ver nas mesas e no público tantas pessoas negras. “Essas pessoas correram pra que eu pudesse caminhar nessa jornada do jornalismo, e é muito lindo tudo isso que está acontecendo”, acrescentou Laís.


Os palestrantes do evento também deixaram suas avaliações. Para Rene Silva, jornalista criador do Voz das Comunidades, pensar nesses novos olhares representa um progresso e a escolha do caminho certo: “Achei muito interessante o tema porque esses novos olhares na verdade são olhares que muitas das vezes ficaram descobertos pela grande mídia. É importante que isso passe pelo ambiente universitário, que é o momento em que a gente tem mais jovens de favelas e pessoas pretas.” 


Rodrigo Alves, autor do podcast “Vida de Jornalista”, agradeceu o convite para palestrar e elogiou a qualidade dos debates. Para ele, a oportunidade de trocar ideias sobre jornalismo em formatos diferentes, com pessoas que têm realidades diferentes, é muito enriquecedora. “Eu tenho um podcast sobre jornalismo, então entender a profissão e os bastidores é parte também do meu dia a dia. O Controversas já é um evento de alto nível há muito tempo, e eu já tinha participado online, mas foi minha primeira vez presencial, então foi importante poder também conversar com as pessoas nos bastidores, além das mesas que são ótimas, para mim sempre enriquece demais”, disse Rodrigo.


A aprovação do público reflete o compromisso da universidade em preparar estudantes mais éticos, conscientes e inclusivos e torna o Controversas mais uma vez um evento inovador que impulsiona mudanças na prática jornalística e impacta na construção de um futuro mais justo e igualitário.


1 visualização0 comentário
bottom of page