top of page

Pratas da Casa: a capacidade de ser plural e sensível faz diferença no mercado de trabalho


Da esquerda para a direita, a aluna Julia Martins, os jornalistas David Barbosa, Thaís Gesteira e Victoria Henrique, e a aluna Fernanda Ornellas


A mesa Prata da Casa, do Controversas 2023, foi realizada no dia 5 de dezembro no auditório do Bloco G do Gragoatá reunindo ex-alunos do curso de jornalismo da UFF, com a proposta de apresentar uma perspectiva multifacetada para o futuro do mercado de trabalho.


Victória Henrique, jornalista formada pelo curso de Jornalismo, atualmente repórter da TV Globo no Rio de Janeiro, contou que seu interesse por pautas sociais foi um diferencial, assim como as experiências adquiridas na área de audiovisual. Graduada pela UFF, ainda durante a faculdade ela foi colaboradora da Mídia Ninja, no jornal Voz das Comunidades e no jornal antirracista Notícia Preta. Já mais perto de se formar, foi para o SBT.


A jornalista Victoria Henrique falou sobre sua trajetória profissional


Para a jornalista Elena Wesley, que foi ativa na formulação do diretório estudantil quando era estudante do IACS, seu interesse por políticas públicas e o combate ao racismo ajudou a acumular experiências em diferentes áreas da comunicação, como reportagem, assessoria de comunicação e gestão de projetos. Formada pela UFF, Elena fez pós-graduação em Comunicação Integrada e Gestão de Conteúdo pela Facha.



A ex-aluna Elena Wesley ganhou um prêmio Controversas quando estava na faculdade


Atualmente trabalhando como coordenadora de conteúdo do Data Labe, Elena atua na democratização do conhecimento a partir dos dados, com a produção de pesquisas, campanhas, reportagens, eventos e formações. Ela afirmou que “ter um propósito claro sobre com o que deseja atuar” a ajudou a enfrentar os desafios do mercado de trabalho.




Thaís Gesteira, que atua na área de comunicação do Metrô Rio, contou que, após diversos estágios – entre eles O São Gonçalo e a Revista Veja – se encontrou profissionalmente na comunicação interna. No seu trabalho atual, ela é responsável por todos os canais de comunicação interna e eventos. Thaís falou sobre a responsabilidade diária de manter um canal aberto e eficiente de comunicação, trabalhando em uma empresa que atende mais de 400 mil pessoas, que utilizam o transporte sobre trilhos mensalmente: “É um trabalho de sempre se manter atualizada e atenta às demandas, sabendo reagir rápido em situações de crise”. A jornalista atuou também no Museu do Amanhã e na Neoenergia.



David Barbosa contou que na graduação ganhou bolsa de mobilidade para estudar na Universidade do Porto


Completando nosso grupo de Pratas da Casa, o ex-aluno David Barbosa, que atualmente trabalha na comunicação interna da Fiocruz, reafirmou a necessidade do profissional de jornalismo enveredar por diferentes frentes. Ele trabalhou também na Prefeitura do Rio e no jornal O Globo e no ano passado lançou o livro de poemas Falta d’água, seca. David também falou de sua experiência pessoal como homem negro e da dificuldade de incentivos de permanência na universidade para pessoas de baixa renda. Atualmente aluno de mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, ele foca sua pesquisa nas imagens de controle dos homens negros no telejornalismo.


David contou que obteve uma bolsa de mobilidade internacional na prestigiosa Universidade do Porto, em Portugal. Essa experiência internacional não apenas enriqueceu seu conhecimento acadêmico, mas também proporcionou uma visão global e uma compreensão mais ampla dos desafios e oportunidades que o campo da comunicação oferece.

3 visualizações0 comentário
bottom of page