top of page

“Jornalismo por novos olhares” é o tema da 17 edição do Controversas, principal evento do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com mesas sobre formas independentes de exercer a atividade, tendências no digital e novos formatos da notícia, além do tradicional debate “Prata da Casa”, só com ex-alunos. A diversidade é um tema transversal a todas as mesas.

 

A edição deste ano vai acontecer em Niterói, nos dias 4 e 5 de dezembro, das 16h às 21h. Organizado por alunos e professores, o evento tem o objetivo de aproximar futuros jornalistas da realidade do mercado de trabalho, nas suas diferentes vertentes, e promover debates sobre práticas profissionais alinhadas à perspectiva transformação social.

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

4 de dezembro

(segunda-feira)

 

  • 16h: Abertura com a diretora do IACS Flávia Clemente, a coordenadora do curso de Jornalismo Carla Baiense e a coordenadora do Controversas Larissa Morais. Com os alunos Giulia Navarro e Arthur Falcão como mestres de cerimônia. 

  • 16h30: Conversa de abertura com Branca Vianna (Rádio Novelo). Com os alunos João Pedro Sabadini e Esther Almeida

  • 17h30: A alternativa do jornalismo independente com Natalia Braga (repórter independente), Lucas Landau (fotojornalista independente) e Yuri Fernandes (#Colabora). Com as alunas Francielly Barbosa e Mayra Castro

  • 19h: Pausa para o café 

  • 19h30: Tendências do jornalismo digital com Thássius Veloso (colunista/Tecnoblog), Manuella Caputo (Abraji), Maria Clara Pestre (checagem/AFP) e Daniela Pereira (FSB Comunicação). Com as alunas Taís Aparecida e Kézya Alexandra

  • 21h: Encerramento 

5 de dezembro

(terça-feira)

  • 16h: Novos formatos e empreendedorismo com Tiago Gomide (Tik Tok Tá na História), Rodrigo Alves (podcast Vida de Jornalista) e Gilberto Scofield (Agência Lupa). Com os alunos Bruna Gomes e Gabriel Campelo. 

  • 17h30: Prêmio Controversas 

  • 18h: Pausa para o café 

  • 18h30: Prata da Casa, com os ex-discentes Victoria Henrique (TV Globo), Thaís Gesteira (Metrô), David Barbosa (Fiocruz), Elena Wesley (Datalab), Gaby Ferraz (criadora de conteúdo digital). Com as alunas Júlia MartinsFernanda Dornellas

  • 20h: Conversa de encerramento com Rene Silva (Voz das Comunidades). Com as alunas Sofia Miranda e Andrezza Gomes.

O Evento
Agenda

Controversas XVII: Jornalismo por novos olhares

4 e 5 de dezembro - Auditório do Instituto de Matemática - Bloco G - Universidade Federal Fluminense: Campus Gragoatá

Convidados
lucas-landau-fotografo-constance-galeria-de-fotografia.jpg

Lucas Landau

Sou fotógrafo autodidata de 33 anos, nascido e criado no Rio de Janeiro. Documento o Brasil a partir de uma perspectiva humanitária. Fotografar gente é o que mais gosto e vejo a troca com diferentes pessoas e realidades como a maior riqueza do meu trabalho. Naturalmente curioso, acredito que nasci fotógrafo. Desde os 12 anos, tento entender o mundo ao meu redor através de uma câmera. Trabalhei como fotógrafo de moda por 11 anos e, desde 2017, atuo como fotógrafo documental e fotojornalista, trabalhando como contador de histórias visuais focado no Brasil. Aos 23 anos, me tornei fotógrafo freelancer correspondente da agência Reuters no Rio de Janeiro, durante os protestos de rua de 2013. Desde 2019, trabalho como consultor do Instituto Kabu (organização sem fins lucrativos do povo Kayapó Mebêngôkre, no Pará) dando oficinas de capacitação em audiovisual para os jovens das aldeias. Também sou colaborador do jornal The Guardian, Instituto Socioambiental e Bloomberg News.

Foto Yuri Alves Fernandes.HEIC

Yuri Alves

Yuri Alves Fernandes é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora e roteirista pela Academia Internacional de Cinema. Editor, repórter e um dos sócios do #Colabora, site de jornalismo independente. Autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora do Prêmio Bradesco e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. Fez parte da equipe ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série “Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”. Já passou pelas redações do Bom Dia Brasil e do Fantástico. Por meio da comunicação humanizada, busca ecoar vozes de minorias sociais.

1692372483205.jpg

Manuela Caputo

Manuella Caputo é Coordenadora de Lei de Acesso à Informação na Abraji. Representa a associação no projeto Achados e Pedidos, realizado em parceria com a Transparência Brasil, e na coordenação do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRJ e pesquisadora do MediaLab - UFRJ.

1692871890553.jpg

Thássius Veloso

Thássius Veloso é jornalista e palestrante com mais de dez anos de experiência cobrindo tecnologia. Ele já passou por veículos como CBN e TechTudo e atualmente é editor no Tecnoblog e possui uma coluna de tecnologia na Globo News.

branca-estudio_RNA02-tratada-horizontal-500-1.webp

Branca Vianna

Fundadora da produtora de podcasts Rádio Novelo e idealizadora e apresentadora dos podcasts Praia dos Ossos, Crime e Castigo e Rádio Novelo Apresenta. Branca é intérprete simultânea de formação e exerceu essa profissão por 25 anos, até virar podcaster.

1627404744073.jpg

David Barbosa

David Barbosa é jornalista formado pela UFF, escritor e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, com pesquisa sobre imagens de controle dos homens negros no telejornalismo. Atua na comunicação interna da Fiocruz. Antes passou pela Prefeitura do Rio e O Globo.

Rene Silva.jpg

Rene Silva

Rene Silva é jornalista, líder comunitário e criador do Voz das Comunidades, um dos principais portais de Jornalismo Comunitário no país. Cria do Morro do Alemão, Rene foi considerado um dos 30 jovens negros mais influentes do Brasil pela Forbes de 2015. Com mais de 300 mil seguidores no X (antigo Twitter), ele usa suas redes para divulgar a potência das comunidades e denunciar as constantes violências policiais.

nathalia braga.jpeg

Nathália Braga

Nathália Braga é jornalista formada pela UFRJ, apresentadora e mestre de cerimônias. Atuou por três anos no The Intercept Brasil como repórter e também fundou o Influência Negra, canal para divulgar potências negras que se desdobrou em podcast. Além do projeto, ela também cria conteúdo para suas redes sobre diversos assuntos como comportamento, sexualidade, educação e questões étnico-raciais.

gaby ferraz.jpg

Gaby Ferraz

Gaby Ferraz é jornalista recém formada pela UFF, produtora de conteúdo e host do videocast Nois por Nois, projeto que busca divulgar artistas periféricos. Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, Gaby produz conteúdo sobre comportamento e relacionamento com muito humor, mas também trata de temas mais sérios como questões étnico-raciais.

maria clara pestre.jpg

Maria Clara Pestre

Maria Clara Pestre é jornalista pela UFF e editora de fact-checking na Agência France-Presse (AFP). Trabalha há cinco anos com verificação de desinformação nas redes, com foco em conteúdos sobre Política, Saúde e Meio Ambiente. Já trabalhou na agência Reuters e na Globo.com e, atualmente, é pós-graduanda em Estratégias de Comunicação Digital pela FGV.

WhatsApp Image 2023-11-27 at 19.34.43.jpeg

Rodrigo Alves

Rodrigo Alves é jornalista há 25 anos, com passagens por jornal impresso, revista, internet, rádio e televisão. Autor do podcast Vida de Jornalista, coordenador e roteirista dos podcasts Rio Memórias, Como Cobrir e Itinerários da Independência. Criador da produtora Escuta Aqui e professor na Oficina de Podcasts e Narrativa em Áudio. Foi comentarista de basquete no SporTV, repórter e editor no portal de esportes da Globo e no Jornal do Brasil.

gilbertoscofield.jpg

Gilberto Scofield Jr.

Gilberto Scofield Jr. trabalha com educação midiática e digital na Agencia Lupa, o maior hub de combate à desinformação do Brasil, e é mentor de projetos digitais de jornalismo para Meta e International Center for Journalism (ICFJ). Nos cerca de 30 anos em que atua como jornalista, passou pelos principais veículos do país: Jornal do Commercio do Rio, Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, IG Finance, O Globo e Globo Online. Já foi gerente de comunicação e marketing da ANCINE, consultor sênior da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, colaborador da Globonews e comentarista da rádio CBN. No jornal O Globo, foi editor, repórter especial e correspondente estrangeiro por cinco anos em Pequim, na China, e por dois em Washington, nos EUA. É autor dos livros “Pós-verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas”, coletânea de artigos sobre desinformação, “Um brasileiro na China”, sobre o impacto das reformas econômicas na vida dos chineses, e participou do livro de contos de ficção "Amores Confinados".

6b898b_30965ee3bb1a455b84a9cde8a1c4b011~mv2.webp

Victória Henrique

Victória Henrique é jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é repórter da TV Globo no Rio de Janeiro. Já trabalhou no SBT, no jornal Voz das Comunidades e no jornal antirracista Notícia Preta. Também produziu e apresentou um programa de educação no YouTube da Mídia Ninja, onde, por mais de um ano, pautou assuntos importantes como as cotas. Pela Universidade Federal Fluminense, foi bolsista de iniciação científica sobre mídia independente, participou de um podcast sobre mobilidade urbana e de um projeto de fotografia para crianças e adolescentes no Morro da Providência.

3c4ea7efd0e488e61fc7e84c12e0b572_elena-wesley-(1).jpg

Elena Wesley

Jornalista formada pela UFF e pós-graduada em Comunicação Integrada e Gestão de Conteúdo pela Facha. Ao longo de mais de dez anos no mercado, acumula experiências como repórter, editora, assessora de comunicação e gestora de projetos de formação de comunicadores. Como coordenadora de conteúdo do data_labe, atua na democratização do conhecimento a partir dos dados, com a produção de pesquisas, campanhas, reportagens, eventos e formações.

1597441859763.jpg

Daniela Pereira

Formada em Jornalismo pela UFF e pós-Graduada em Marketing pelo COPPEAD-Rio. É Diretora de Estratégia Digital da FSB, co-Criadora do Apezinho, um simpático blog sobre sair de casa e de As Pereiras, consultoria de Comunicação. Desde 2021, dá aula de Marketing de Conteúdo no curso de Marketing Digital do COPPEAD-Rio. Passou pelos mercados financeiro, de atendimento, tecnologia e entretenimento. Nos últimos 11 anos, até outubro de 2019, foi Gerente de Relacionamento da Rede Globo, responsável pela criação, execução, acompanhamento e mensuração da estratégia de relacionamento da Marca junto ao seu público on e offline.

WhatsApp Image 2023-12-01 at 09.22.54.jpeg

Thiago Gomide

Jornalista e historiador, Thiago Gomide é responsável pelo “Tá na História”, perfil que apresenta pílulas de história diariamente em vídeos curtos e já soma mais de 700 mil seguidores no Instagram e 300 mil no Tiktok. Além disso, Thiago também é podcaster e colunista digital no History Channel e colunista no Jornal O Dia.

Thaís Gesteira

Thaís Gesteira é jornalista formada pela UFF. Durante sua trajetória acadêmica, ela sempre esteve ligada ao movimento estudantil. Em 2019, ajudou a refundar o Diretório Acadêmico de Comunicação Social com a gestão Amanhã Vai Ser Maior. Estagiou no Jornal O São Gonçalo no período e, com seu jeito curioso e atrevido, sugeriu pautas e conseguiu uma matéria de capa. Depois, trabalhou no Museu do Amanhã como produtora de conteúdo.  No meio da graduação, estagiou na Neoenergia e descobriu sua grande paixão que é a comunicação interna. Antes de se debruçar totalmente nesse novo meio, Thaís ainda trabalhou na Veja Rio e foi assessora de imprensa na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, uma área que tinha curiosidade de explorar. Hoje, hoje trabalha na Comunicação Interna do Metrô Rio, onde é responsável por todos os canais de comunicação interna e eventos.

 REALIZAÇÃO

Redes controversas 2023 (3).png
Redes controversas 2023 (3).png

 APOIO

Design sem nome (1).png

PATROCÍNIO

la plage_edited_edited.png
canta 3.png
Lucia martIns (1).png
maia.png

© 2023 – Comunicação Social - Universidade Federal Fluminense (UFF)

bottom of page