JORNALISMO E
PANDEMIA
COMO FOI E COMO SERÁ
Pode anotar na agenda: nos dias 16 e 18 de agosto acontece a 15ª edição do evento Controversas.
O evento é coordenado por professores e alunos dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social da UFF e conta com a presença de jornalistas reconhecidos em seus campos de atuação, seja no mercado tradicional ou no alternativo. Em edições passadas, foram trabalhados temas como: cobertura política, jornalismo digital, mídias alternativas, a imprensa na ditadura, jornalismo nos jogos olímpicos etc.
Em sua primeira edição realizada de forma remota, o tema “Jornalismo e pandemia: como foi e como vai ser”, escolhido pelos próprios alunos, promete explorar as dificuldades e oportunidades que o isolamento social provocado pela pandemia provocou no fazer jornalístico brasileiro.
16/08
COMO FOI
16h - Boas-vindas
com Flávia Clemente, diretora do IACS/UFF; Danielle Brasiliense, chefe do Departamento de Comunicação Social, e Larissa Morais, Coordenadora do Controversas.
16h15 - Pandemia e deterioração do trabalho:
as armadilhas do home office e a produtividade tóxica.
com Julio Figueiredo, professor de psicologia na UFF; Marlos Mendes, jornalista e pesquisador; e Janara Nicoletti, jornalista e pesquisadora do Objethos. Mediação de Luiza Maia.
17h15 - Sessão de Perguntas
17h45 - Intervalo
18h - O Papel da Divulgação Científica no Atual Cenário de Desinformação
com Natália Flores, jornalista de ciência; Marcia Correa e Castro, do Canal Saúde da Fiocruz; e Roberta Jansen, repórter do Estado de São Paulo. Mediação de João Pedro Lima
19h - Sessão de Perguntas
19h30 - Intervalo
19h45 - Reportagem na Pandemia
com Com Marcus Vinícius Oliveira, do CNN Séries Originais; e Daniel Gullino, Jornalista de Política do O Globo; Juliana Dal Piva, colunista da UOL, apresentadora do podcast a vida de Jair. Mediação de Roberto Malfacini e Marco Antônio Victoy
20h45 - Sessão de Perguntas
18/08
COMO SERÁ
16h - Novos Nichos de Atuação: Podcast, Tik Tok e Instagram
com Roberta Camargo, do podcast e IGTV Simplão; Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista; e João Abel, do Drops do Estadão. Mediação de Cecile Mendonça.
17h - Sessão de Perguntas
17h30 - Intervalo
17h45 - Influenciadores Digitais no Jornalismo
com Cecília Boechat, apresentadora do GNT; Victor Canedo, produtor de conteúdo digital; e André Mendes, Head de PR e Diversidade da Agência Máindi. Mediação de Karen Rodrigues e Pâmela Dias.
18h45 - Sessão de Perguntas
19h - Intervalo
19h15 - Prata da Casa
com Giba Perez (Globo Esporte), Luiza Gould (La Salle) e Nelsinho Lima Neto (O Globo). Mediação de Juliana Sá.
Julio Figueiredo
Julio é professor associado da Universidade Federal Fluminense, com experiência na área de Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente com os temas: trabalho e educação, participação, treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas.
Possui Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2015), mestrado em Administração pela UFF (1999) e especialização em Psicologia pelo ISOP/FGV (1979).
MESA: PANDEMIA E A DETERIORIZAÇÃO DO TRABALHO DIA 16/08, 16H15
Marlos Mendes
Marlos é ex-aluno da UFF, onde se formou em Jornalismo, em 1997, e já trabalhou como repórter, redator e editor em veículos como O Globo, Globo.com, O Dia, Duetto e Meia Hora.
Agora, é mestrando em Mídia e Cotidiano no IACS/UFF, onde pesquisa a prática da rádio escuta para apuração nas redações e sua reconfiguração por meio de mídias digitais.
MESA: PANDEMIA E A DETERIORIZAÇÃO DO TRABALHO DIA 16/08, 16H15
Janara Nicoletti
Janara é jornalista, mestre e doutora em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) e pesquisadora associada ao objETHOS. Já atuou como repórter, editora, assessora de imprensa e professora de graduação e pós.
Em 2020, recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho, categoria doutorado. Sua tese propôs um modelo de análise da relação entre as condições laborais dos jornalistas e a qualidade das notícias. Atualmente, pesquisa violência contra jornalistas e liberdade de expressão.
MESA: PANDEMIA E A DETERIORIZAÇÃO DO TRABALHO DIA 16/08, 16H15
Roberta Jansen
Roberta é jornalista especializada em temas de ciência e saúde e já trabalhou na GloboNews e em O Globo, por onde fez as coberturas das pandemias de Aids e ebola. Atualmente, cobre a pandemia de covid-19 como repórter de O Estado de S. Paulo.
MESA: PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ATUAL CENÁRIO DE DESINFORMAÇÃO DIA 16/08, 18H
Natália Flores
Natália é jornalista de ciência, pesquisadora de comunicação e divulgação científica. Atua como gerente de conteúdo da Agência Bori, que tem a missão de promover uma mudança na cultura científica do país, aproximando a ciência da população por meio do jornalismo.
MESA: PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ATUAL CENÁRIO DE DESINFORMAÇÃO DIA 16/08, 18H
Marcia Correa e Castro
Marcia é jornalista pela Universidade Federal Fluminense, Mestre e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Em 1992 fundou a Bem TV - Educação e Comunicação. Foi professora do IACS, entre 1999 e 2003, nas disciplinas de jornalismo comunitário e telejornalismo. Desde 2008 é coordenadora do "Canal Saúde" da Fundação Oswaldo Cruz: um canal de TV que produz e dissemina conteúdos sobre saúde pública, ciência e tecnologia em saúde.
MESA: PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NO ATUAL CENÁRIO DE DESINFORMAÇÃO DIA 16/08, 18H
Juliana Dal Piva
Juliana é formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, onde analisou as investigações sobre a morte do deputado Rubens Paiva.
Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e revista Época. Obteve oito premiações de jornalismo. Entre elas, o Prêmio Líbero Badaró de jornalismo impresso em 2014 e também foi menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 2019, recebeu ainda o Prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, pelo trabalho "Em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares".
É colunista do portal UOL desde dezembro de 2020 quando começou a preparar o projeto do podcast UOL Investiga: A vida secreta de Jair, que trouxe à tona o envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro em um esquema ilegal de entrega de salários nos gabinetes dele e dos filhos
MESA: REPORTAGEM NA PANDEMIA DIA 16/08, 19H45
Daniel Gullino
Daniel é jornalista e atua como repórter de política do jornal O Globo, em Brasília, onde acompanha diariamente a Presidência da República.
MESA: REPORTAGEM NA PANDEMIA DIA 16/08, 19H45
Marcos Vinicíus Oliveira
Marcus Vinícius é jornalista e um dos repórteres responsáveis pelos documentários do programa “CNN Séries Originais”.
MESA: REPORTAGEM NA PANDEMIA DIA 16/08, 19H45
Roberta Camargo
Roberta é jornalista, 24, SP. Com vivência em redação de TV, produção de podcasts e criação de conteúdo para redes sociais. Autora do projeto Simplão, no Instagram e em podcast, com o objetivo de tornar o jornalismo mais simples, didático e acessível, apresentadora do Canal Reload, produtora de podcast criadora de conteúdo da Obvious.
MESA: NOVOS NICHOS DE ATUAÇÃO DO JORNALISMO: PODCASTS, TIK TOK E INSTAGRAM DIA 18/08, 16H
Rodrigo Alves
Rodrigo é jornalista, autor do podcast Vida de Jornalista, coordenador e roteirista do podcast Rio Memórias e criador da produtora Escuta Aqui. Formado há 23 anos, teve passagens por jornal impresso, revista, internet, rádio e televisão. Até 2020 esteve no esporte da Globo, como comentarista de basquete do SporTV, de onde saiu para se dedicar à produção de podcasts e a uma oficina de narrativa em áudio que já recebeu quase 300 alunos nos últimos meses.
MESA: NOVOS NICHOS DE ATUAÇÃO DO JORNALISMO: PODCASTS, TIK TOK E INSTAGRAM DIA 18/08, 16H
João Abel
João é social media, editor e apresentador do Drops, programa diário nos stories do Instagram do Estadão. No jornal, ainda edita e gerencia os perfis oficiais no Twitter, LinkedIn, TikTok, Insta e Facebook.
Também é autor de ‘BICHA: homofobia estrutural no futebol’, publicado em 2019, sobre a repressão a LGBTs no futebol, e coautor de ‘O Contra-Ataque: o futebol é uma manifestação cultural’. Filho da PUC/SP e da 29ª turma de focas do Curso Estado de Jornalismo.
MESA: NOVOS NICHOS DE ATUAÇÃO DO JORNALISMO: PODCASTS, TIK TOK E INSTAGRAM DIA 18/08, 16H
André Mendes
André é jornalista, nasceu e cresceu na periferia de São Paulo, onde sempre atuou em projetos sociais. Atualmente é Head de PR e Diversidade da agência Máindi, agência especializada em Influence PR; também é fundador da consultoria Manto3 Comunicação, focada em contribuir com projetos sociais e empreendedores da periferia.
Combatente do racismo em prol da diversidade, idealizou o programa PLURALIDADE EM PAUTA onde recebe como convidados pessoas negras que são uma referência, destacando o potencial da população negra numa conversa que aborda assuntos plurais e diversos, para além do racismo.
MESA: INFLUENCIADORES DIGITAIS NO JORNALISMO DIA 18/08, 17H45
Cecília Boechat
Cecília é apresentadora do GNT, no programa Sai do Eixo, jornalista, modelo e criadora de conteúdo digital. Em seu Instagram, ela fala sobre sexualidade, autoconhecimento, estilo, dentre outros temas, sempre com autenticidade e responsabilidade. Quebra tabus que tentam podar sua personalidade e entendeu que seu lugar no mundo não existe: ela está construindo este lugar.
MESA: INFLUENCIADORES DIGITAIS NO JORNALISMO DIA 18/08, 17H45
Victor Canedo
Victor Canedo é jornalista formado pela PUC-RJ, trabalhou por quase 13 anos na Globo e hoje é influenciador digital. Ao longo de sua carreira na Globo, cobriu duas vezes a Copa do Mundo e a Copa América, além de Copa das Confederações, Eurocopa, Liga dos Campeões, Mundial e Libertadores. Neste ano, decidiu sair da emissora para se dedicar à produção de conteúdo na internet.
MESA: INFLUENCIADORES DIGITAIS NO JORNALISMO DIA 18/08, 17H45
Nelsinho Lima Neto
Formado pelo Universidade Federal Fluminense, em 2013, passou pelas redações de Lance!, Fox Sports e Extra, onde assinou a Coluna do Servidor, de 2016 a 2019. É repórter da Coluna do Ancelmo Gois, no Jornal O Globo, desde 2019. Em 2021, lançou a biografia não autorizada "Felipe Neto - O Influenciador", pela Editora Máquina de Livros.
MESA: PRATA DA CASA DIA 18/08, 19H15
Luiza Gould
Luiza é movida por histórias e pela escrita que ultrapassa as linhas disponíveis. Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (2020), formou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma instituição em 2015. Trabalhou em redações de jornal impresso, entre elas na de O Globo, até ingressar no campo da Educação. Atualmente é jornalista do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e de uma escola filantrópica da mesma Rede, a Escola La Salle RJ. Suas pesquisas se voltam à reportagem e aos marginalizados sociais.
MESA: PRATA DA CASA DIA 18/08, 19H15
Giba Perez
Giba é jornalista formado na UFF em 2019 e teve passagem pela Rádio BandNews e pelo Esporte Interativo, antes de chegar à Globo em 2017. Em três anos na Globo, atuou na área de esportes olímpicos, futebol e também na televisão.
Participou da cobertura de duas Olimpíadas, uma Copa do Mundo e um Pan-Americano, além de produzir um podcast e um canal no YouTube sobre futebol americano
MESA: PRATA DA CASA DIA 18/08, 19H15
Todos os anos o Controversas é produzido pelos alunos do curso de Comunicação Social da UFF que participam do Projeto de Extensão naquele semestre. A equipe exerce atividades como webdesign, social media, organização de eventos e redação. Essa é a turma de 2021:
© 2021 por UFF - Comunicação Social. Orgulhosamente criado com Wix.com