top of page
controversasuff

Tiago Rogero, roteirista e apresentador do Projeto Querino, abre a 16ª edição do Controversas

Podcast da Rádio Novelo revê a história do Brasil pela perspectiva dos escravizados


Por Felipe Teófilo



Faltando pouco mais de um mês para a 16ª edição do Controversas, o evento fechou sua programação. Para a mesa de abertura, mediada pelos alunos de Jornalismo da UFF Pedro Menezes e Catiane Pereira, o Controversas recebe o jornalista Tiago Rogero para um papo sobre carreira, experiências e, principalmente, sobre o Projeto Querino.


O Projeto Querino é um podcast narrativo que revê diversos momentos da história do Brasil pela perspectiva dos escravizados, valorizando a contribuição afro-brasileira para a cultura do país. Foi produzido pela Rádio Novelo, onde Tiago Rogero é gerente de criações. Além de participar da produtora, o jornalista possui diversas publicações na Revista Piauí, já trabalhou no jornal O Globo, na sucursal do Rio de Janeiro do jornal O Estado de S. Paulo e na BandNews FM, em Minas Gerais. Em 2020, criou a produtora de conteúdo Negra Voz Produções.


O Projeto Querino, seu grande sucesso, possui oito episódios que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e também no site do Projeto. Os primeiros são do início de 2020. Todos são roteirizados a partir de pesquisas e entrevistas. “Trata-se de material denso e extremamente relevante para todos aqueles que buscam entender melhor a história do Brasil”, recomenda a professora de Carla Baiense, que ministra a disciplina Comunicação e Relações Étnico Raciais, recém incorporada ao currículo do curso de Jornalismo da UFF.


O site do projeto explica que o objetivo central é trazer um olhar afrocentrado e apresentar fatos que são pouco conhecidos pela grande maioria das pessoas. Ao longo dos episódios é possível se aprofundar sobre os anos de escravidão no Brasil. As passagens históricas são sempre associadas a debates dos dias atuais. Ainda segundo o site, a série é inspirada no podcast ‘1619’, lançado em 2019 pelo NY Times.


A conversa com Tiago será no dia 7 de dezembro, às 16h30, no auditório Interartes do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, que fica na rua Lara Vilela, 126.

O tema geral do Controversas deste ano é ‘Jornalismo em transformação, um mundo de possibilidades’, e as mesas de debates abordarão o que há de novo no jornalismo pós-pandêmico e na forma como os jornalistas vêm se adaptando a essas mudanças.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page