top of page
controversasuff

Mesa Rumos do Jornalismo Esportivo terá mescla de diferentes áreas quando o assunto é esporte

Marcos Uchoa, Fernanda Maia, Aydano André e Bruna Rodrigues se reúnem para um debate bem amplo sobre jornalismo esportivo no Controversas


Por Felipe Teófilo e João Paulo Souza



Em poucas épocas o jornalismo esportivo fica tão em alta quanto na Copa do Mundo, pensando nisso, a décima sexta edição do Controversas contará com uma mesa dedicada exclusivamente para se falar sobre os rumos dessa editoria do jornalismo que a cada ano movimenta vários interessados no Brasil e no Mundo.


O jornalismo esportivo, assim como a profissão como um todo, abrange diversas áreas diferentes para se explorar. Quando se pensa em jornalismo esportivo, automaticamente vêm à cabeça cobertura de grandes eventos relacionados ao esporte e presença em grandes emissoras, disso Marcos Uchoa, um dos convidados do Controversas, entende bem. Formado em jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), Marcos tem 64 anos e, durante a sua longa trajetória no jornalismo, já trabalhou na TV Manchete e depois foi para a Globo, onde ficou por 34 anos. Ao todo, Marcos participou da cobertura de 10 Copas do Mundo e 8 Olimpíadas, além de outros eventos, como Fórmula 1, e outras editorias, como o programa Sem Fronteiras, na Globo News, que abordava jornalismo internacional.


Além dele, Fernanda Maia será uma das convidadas para a 16° edição do Controversas, ela também estará presente na mesa Rumos no Jornalismo Esportivo. Fernanda Maia hoje com 33 anos acabou ganhando holofotes em 2012, numa final de Taça Rio entre Vasco e Botafogo, a época ela era apenas uma gandula e ficou marcada pela “assistência” que deu ao repor a bola rapidamente, que ajudou o Botafogo a abrir o placar, ainda hoje Fernanda Maia é lembrada com carinho pela torcida do Botafogo.

Ainda em 2012, Fernanda sempre teve o sonho de trabalhar com o futebol. Naquele período era professora de educação física e dava aulas de musculação, mas após o lance que a deixou famosa foi chamada para participar de diversos programas esportivos e campanhas de marketing dentro do Botafogo, e soube aproveitar a oportunidade. Fernanda já passou por alguns veículos imponentes, como a Band e o jornal O Lance, além de ser a locutora oficial do Estádio Nilton Santos. Desde 2019 apresenta o programa esportivo SBT Esporte Rio, já caminhando para sete anos dentro da emissora. Depois de dez anos, hoje, Fernanda Maia vive o seu sonho.


Outra presença importantíssima nessa mesa é Aydano André Motta. Niteroiense e formado pela UFF, Aydano é jornalista desde 1986. Ele trabalhou em grandes veículos como Jornal do Brasil, O Dia e O Globo, e atualmente é comentarista do canal SporTV. Em 2012, conquistou o Prêmio Esso, que é o principal prêmio a profissionais da categoria jornalística. Apesar de ser da área de jornalismo esportivo, e ter participado de algumas coberturas de Copa do Mundo, Aydano é pesquisador/escritor de carnaval, autor de “Maravilhosa e soberana – Histórias da Beija-Flor” e “Onze mulheres incríveis do carnaval carioca”. E também participa de produções audiovisuais. Assinou, por exemplo, o roteiro do documentário de longa-metragem “Mulatas! Um tufão nos quadris” (2011). Aydano é um dos jornalistas mais renomados e experientes da área, seu currículo é extenso.


Fechando com mais uma participação importantíssima, Bruna Rodrigues, um dos novos talentos do jornalismo esportivo brasileiro, é mais uma convidada para qualificar o debate na mesa de Rumos do Jornalismo esportivo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense em 2021, Bruna cobre automobilismo pelo Grupo Globo. Após ser colunista de automobilismo no projeto RISE Esportes, a jovem jornalista imergiu no universo do esporte a motor e amplificou sua experiência na comunicação como um todo. Hoje, Bruna já assinou diversas matérias no site do GE e entrevistou um dos maiores pilotos de todos os tempos, o britânico Lewis Hamilton.


A mesa Rumos no Jornalismo Esportivo acontecerá no dia 8/12, a partir das 16hrs e terá medição de Luann Carvalho, Matheus Mattos e Lucas Leonel. A 16ª edição do Controversas - Jornalismo em transformação: um mundo de possibilidades contará com cinco mesas de temas variados. A promessa é de um debate construtivo sobre o jornalismo como um todo e um aprendizado que, certamente, será para a vida toda.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page