Por Catiane Pereira
Os alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) tiveram a oportunidade de acompanhar o primeiro evento presencial do Controversas após a pandemia de covid-19, em sua 16ª edição, entre os dias 7 e 8 de dezembro no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). A temática deste ano foi “Jornalismo em transformação: um mundo de possibilidades”. O debate girou em torno dos diferentes espaços onde o exercício da profissão de jornalista pode ocorrer e as formas dessa atuação.
A estudante Ana Lívia, que está no primeiro período do curso de Jornalismo, diz que o evento apresentou características do mercado de trabalho que ela ainda não conhecia, algo que considerou importante para se preparar para a profissão. Segundo Ana, o debate sobre possibilidades no jornalismo abre portas o exercício da criatividade nessa área de trabalho.
Acompanhando o Controversas pela primeira vez, a aluna Beatriz Almeida afirma que o ponto forte do evento é o contato com profissionais da área e suas respectivas atuações. Para ela foi surpreendente saber que existem tantas atividades no jornalismo, como uma agência de comunicação que trabalha exclusivamente com ações de impacto social. Tássia di Carvalho, jornalista e publicitária, apresentou a Agência Is, citada por Beatriz, na mesa Jornalismo para redes sociais.
Premiada na categoria “Reportagem para veículo impresso/digital”, a aluna Yana Flávia Oliveira contou que o Prêmio Controversas também é uma forma de valorizar a profissão e representa parte importante do evento. De acordo com Yana, o prêmio é um incentivo para o aluno se sentir reconhecido, pois é avaliado por pessoas competentes e justas. Para ela, o ponto forte do evento é encorajar os estudantes a permanecerem, e a valorizarem a profissão.
Comments