top of page
Image by Leone Venter

A XVI edição do Controversas já tem data marcada. Nos dias 7 e 8 de dezembro, nos reuniremos para falar sobre "Jornalismo em transformação: um mundo de possibilidades".

 

Neste ano, o evento tem como objetivo apresentar diferentes espaços onde existe o exercício da profissão de jornalista e debater de que forma essa atuação acontece. Alguns temas escolhidos foram jornalismo nas redes sociais, possibilidade no jornalismo digital e jornalismo esportivo, entre outros. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

7 de dezembro

(quarta-feira)

● 16h: Boas vindas

● 16h30 às 17h30: Bate-papo com Tiago Rogero, do projeto Querino e da Rádio Novelo (Mediação de Catiane Pereira e Pedro Menezes)

● 17h30 às 19h: Jornalismo para redes sociais

– Participação de Nathalia Afonso, da Agência Lupa; Tássia di Carvalho, da Agência Is; Marina Ferreira, da GloboNews; e Suzana Carqueija, do Fluminense (Mediação de Eduardo Bartkevihi e Gabrielly Ferraz)

● 19h às 19h30: Pausa para o café

● 19h30 às 21h: Possibilidades no jornalismo digital

– Participação de Agostinho Vieira, do projeto Colabora; Maria Clara Silva, do Mundo Negro; Lucas Rocha, da Agência Sputnik; e Vanessa Barcellos, do Telas por Elas (Mediação de Letícia Barboza e Núbia Xarife)

8 de dezembro

(quinta-feira)

● 16h às 17h30: Rumos no Jornalismo Esportivo

– Participação de Marcos Uchoa, ex-jornalista da Globo; Aydano André Motta, do Redação SporTV; Fernanda Maia, do SBT Sports; e Bruna Rodrigues, da TV Globo (Mediação de Lucas Leonel, Luann Carvalho e Matheus Mattos)

● 17h30 às 18h30: Prêmio Controversas

– Apresentação de Pedro Cardoni e Gabriel Gomes

● 18h30 às 19h: Pausa para o café

● 19h às 21h: Prata da Casa

– Participação de Filipe Pavão, do UOL; Gabriele Medeiros, do Jornal O Globo; Bruna Rezende, do Aos Fatos; e Letícia Lopes, do Jornal O Globo; e Gabi Moscardini, do Instituto Fogo Cruzado (Mediação de Catarina Brener e Maria Luísa Pimenta)

O Evento
Agenda
Tiago Rogero.jpeg

Tiago Rogero

Jornalista. Criador e coordenador do projeto Querino, publicado em podcast (produzido pela Rádio Novelo) e matérias (na revista Piauí). Gerente de criação na Rádio Novelo. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras (original Spotify produzido pela Rádio Novelo) e Negra Voz (pelo jornal O Globo). Vencedor do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog (2020) com o Negra Voz, e finalista do prêmio do Third Coast International Audio Festival (2021) com o Vidas Negras. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2022-2023. Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM.

Convidados
Tiago Rogero.jpeg

Tiago Rogero

Jornalista. Criador e coordenador do projeto Querino, publicado em podcast (produzido pela Rádio Novelo) e matérias (na revista Piauí). Gerente de criação na Rádio Novelo. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras (original Spotify produzido pela Rádio Novelo) e Negra Voz (pelo jornal O Globo). Vencedor do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog (2020) com o Negra Voz, e finalista do prêmio do Third Coast International Audio Festival (2021) com o Vidas Negras. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2022-2023. Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM.

Nathália Afonso.jpeg

Natália Afonso

Nathália Afonso é analista de projetos editoriais da Lupa. Jornalista formada pela PUC-Rio, ela gerencia um projeto de educação dentro do Tiktok da empresa, além de atuar como repórter em pautas especiais. Também atua dentro do Saferlab, um laboratório de criação de conteúdo digital para a ONG Safernet Brasil.

Marina Ferreira.jpeg

Marina Ferreira

Editora de Política da GloboNews. Co-fundadora da Jornada Polis. Atua em jornalismo político e produção de conteúdo pra internet desde 2015.

Agostinho Vieira (1).jpeg

Agostinho Vieira

Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ, Agostinho Vieira foi repórter de Cidade e de Política, editor, editor-executivo e diretor executivo do jornal O Globo. Também foi diretor do Sistema Globo de Rádio e da Rádio CBN. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design, em 1998 e 1999. Tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Insead (Instituto Europeu de Administração de Negócios) e em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ. É um dos criadores do #Colabora, site especializado na cobertura de sustentabilidade, em especial dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Lucas Rocha.png

Lucas Rocha

Lucas Rocha é jornalista formado pela ECO/UFRJ e mestre em políticas públicas pela Flacso Brasil. Atualmente trabalha na agência de notícias Sputnik Brasil e mantém uma atuação assídua no Twitter. Já atuou na Revista Fórum, no canal da TV Fórum e na edição impressa do Jornal do Brasil.

Marcos Uchôa (1).jpg

Marcos Uchoa

Formado em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), Marcos Uchôa, de 64 anos, passou pela TV Manchete no início da carreira, depois foi para a Globo, onde atuou por 34 anos, majoritariamente na função de repórter esportivo. Na Globo, Marcos teve grande destaque e cobriu diversas competições esportivas, sendo um dos pilares da emissora na editoria. Ao todo, em sua trajetória profissional, o jornalista já participou de 8 Copas do Mundo e 10 Olimpíadas.

Suzana Carqueija (1).jpg

Suzana Carqueija

Recém formada em Jornalismo pela UFF, Suzana Carqueija, de 24 anos, começou na comunicação do Fluminense Football Club em 2020, como estagiária da FluTV, e hoje integra a equipe de mídias sociais do clube carioca.

Gabriela Medeiros (2).jpeg

Gabriela Medeiros

Gabriela Medeiros, 24 anos. Entrou no curso de Jornalismo da UFF no segundo semestre de 2016 e apresentou o TCC em janeiro deste ano. Ao longo da trajetória acadêmica, foi bolsista na Bits Ciência e fez estágios no Ministério Público Federal e na Finep (ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Em 2019, fez intercâmbio para Portugal e estudou um semestre na Universidade do Porto. Seu último estágio foi na Editora Globo, onde passou por editorias como Política, Economia e Entretenimento. Nesta última, foi efetivada e é onde trabalha hoje, escrevendo para o Jornal Extra em suas versões impressa e digital.

Bruna Rezende.jpeg

Bruna Rezende

Repórter na Aos Fatos, fez a cobertura das eleições presidenciais de 2022; também é gestora de mídias sociais na Órbita Comunicação, onde trabalha com gestão de projetos. Na UFF já fez pesquisa PIBIC em Comunicação e Saúde, monitoria em Planejamento Editorial e seu último projeto foi o desenvolvimento de uma reportagem em jornalismo imersivo, de nome "Prisões da Pandemia: narrativas de isolamento e encarceramento social".

Filipe Pavão.jpg

Filipe Pavão

Formado em Jornalismo pela UFF, Filipe Pavão é repórter de cultura e entretenimento no UOL e co-criador do site Telas Por Elas. Anteriormente, fez mobilidade na Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha, e trabalhou na redação dos jornais O DIA e Meia Hora. Em 2018, conquistou o terceiro lugar do Prêmio Controversas UFF na categoria Reportagem.

Leticia Lopes.jpeg

Letícia Lopes

Repórter de Economia do Jornal Extra. Antes, foi repórter de Rio na mesma redação, que é integrada ao Jornal O Globo, onde cobriu o primeiro ano da pandemia da Covid-19. Foi também assessora de Comunicação da Riotur e passou pela rádio BandNews FM e O São Gonçalo. Pelo Projeto #Colabora, foi Menção Honrosa da 10a edição do Prêmio Amaerj Patricia Acioli de Direitos Humanos e 1o lugar em WebJornalismo no Prêmio NHR Brasil com a série "Hanseníase: internação à força e filhos separados dos pais", publicada em maio de 2021. A reportagem foi seu trabalho de conclusão de curso na Uff, em 2019.

Gabriela Moscardini (1).jpeg

Gabriela Moscardini

Comunicadora social com mais de 7 anos de atuação no terceiro setor e organizações internacionais. Especialista em comunicação digital e criação de conteúdo, já passou por organizações como Anistia Internacional, Médicos Sem Fronteiras, Instituto Fogo Cruzado e Global Health Strategies, criando e executando estratégias de comunicação para o engajamento e mobilização de ativistas, sociedade civil e diversas outras audiências. Mestre em Jornalismo de Agência pela Universidad Carlos III de Madrid, também já atuou em TV, rádio, web e cinema.

Fernanda Maia.PNG

Fernanda Maia

Fernanda é jornalista e apresentadora de TV. Atualmente, é a locutora oficial do Estádio Nilton Santos, está no comando do SBT Sports Rio e é comentarista do programa De Primeira, da Rádio Mix.

Tássia di Carvalho.PNG

Tássia di Carvalho

Tássia di Carvalho é Linkedin Creator na área de Empreendedorismo, Impacto Social e Igualdade Racial. É graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, possui MBA em Mídias Sociais e especializações em Assessoria de Imprensa, Marketing Digital, Comunicação Digital, Business for Social Impact in Emerging Markets e Cultura Contemporânea. Criou a Agência Is em 2016, assim que saiu do Jornal O Dia, onde era colunista e repórter. Lá, cobria o lado positivo em favelas e periferias. Já palestrou em eventos de renome internacional como TEDx Pedra do Sal, Gramado Summit e MindTalk.

WhatsApp Image 2022-11-16 at 18.57.22.jpeg

Vanessa Barcellos

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, Vanessa Barcellos é uma redatora e fotógrafa nascida e criada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. É cocriadora do site chamado Telas Por elas, cujo objetivo é dar visibilidade para mulheres na arte, cultura e entretenimento. O projeto nasceu em uma disciplina da UFF e atualmente também ocupa as redes sociais levando informação sobre diferentes assuntos. Além disso, também atua na Experta, assessorando e escrevendo conteúdos para posicionar marcas no ambiente digital.

Aydano Motta.jfif

Aydano André Motta

Niteroiense, Aydano André Motta é jornalista desde 1986. Trabalhou em veículos como “Jornal do Brasil”, “O Dia”, “O Globo”, “Veja” e “Istoé” e hoje é comentarista do canal SporTV. Conquistou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2012. Pesquisador de carnaval, é autor de “Maravilhosa e soberana – Histórias da Beija-Flor” e “Onze mulheres incríveis do carnaval carioca”, da coleção Cadernos de Samba (Verso Brasil). Também escreveu "Da minha porta vejo o mundo", "Guardiões da alma carioca" e "Que lugar bacana!". Assina ainda o roteiro do documentário de longa-metragem “Mulatas! Um tufão nos quadris” (2011).

Bruna Rodrigues.jfif

Bruna Rodrigues

Nascida no interior do RJ, formada em escola pública e graduada pela UFF em Jornalismo em 2021 com um TCC que abordou questões étnico-raciais. Atual produtora web de Automobilismo no Esporte da Globo e também produtora de conteúdo ocasional no Twitter, além de integrante do podcast Ubuntu Esporte Clube, também no ge.globo.

© 2022 – Comunicação Social - Universidade Federal Fluminense (UFF)

bottom of page